Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Resenha - Tarzan

Antes de tudo gostaria de esclarecer este quadro. Resenha porque, apesar de dar minha opinião sobre o filme, pretendo principalmente fazer um "levantamento" das informações do filme e seu resumo. Críticas (ou pseudo-criticas) ficarão em outro grupo. Faço isso porque me comprometi comigo mesma a fazer uma matéria sobre todos os filmes animados que já assisti e que acho que vale a pena, tendo gostado do tal filme ou não.
Estava com muita dúvida sobre por qual filme começar então resolvi seguir a sugestão do meu amigo Luck e fazer um sorteio. E vejam só o que saiu, um dos filmes preferidos dele: Tarzan!
Vamos à ele... (cuidado, spoiler!)

Breve resumo:  Um casal se perde no mar com seu filho recém-nascido e vão parar em algum ponto da costa africana. Lá conseguem improvisar um abrigo e acham meios de sobreviver. Um dia a família é atacada pelo leopardo Sabor e o casal é morto. Abandonado à própria sorte, o bebê é adotado por Kala, uma gorila que acabara de perder o filhote, e lhe dá o nome de Tarzan. Ao crescer, Tarzan conhece Jane, uma jovem pesquisadora inglesa que vai em expedição à África junto com seu pai para estudar o comportamento dos gorilas. Assim, Tarzan finalmente conhece pessoas semelhantes a ele e descobre um pouco mais sobre o mundo ao qual um dia pertenceu.




Tarzan é uma criação do escritor Edgar Rice Burrougs que deu o título ao seu livro de "Tarzan dos Macacos", e teve inúmeras adaptações para o cinema porém, a versão animada da Disney foi a única que retratou Tarzan como no livro, um homem bondoso e inteligente que andava e se comunicava como os gorilas. No animado foi retradada apenas uma parte do livro, a vida de Tarzan com os gorilas e seu encontro com Jane, por isso o final também foi modificado, no filme da Disney Jane fica na floresta com Tarzan ao invés do protagonista partir com ela para a Inglaterra.

No livro as personagens Terk e Tantor eram pouco simpáticas, por isso foram adaptadas ao clima do animado tornando-se os melhores amigos de Tarzan.


Durante a produção do filme, os técnicos dos estúdios Disney criaram um programa novo (Deep Canvas) que utiliza a pintura tradicional dando um efeito 3D no plano de fundo. Isso deu uma nova cara à África de Tarzan, trazendo mais beleza e realismo ao filme.

Tarzan conta com a presença do genial Glen Keane (de Aladdin e A Princesa e o Sapo) como supervisor de animação e com a direção de Kevin Lima e Chris Buck.
A trilha sonora é composta pelas canções de Phil Collins que interpreta as músicas em inglês (dã!), italiano, francês, espanhol e alemão. Infelizmente português não é uma das línguas em que ele canta, mas a versão brasileira interpretada por Ed Motta não deixou nada a desejar.


Dublagem Americana
    *  Tarzan (adulto) - (Tony Goldwyn)
    *  Jane Porter - (Minnie Driver)
    *  Kala - (Glenn Close)
    *  Clayton - (Brian Blessed)
    *  Prof. Porter - (Nigel Hawthorne)
    *  Kerchak - (Lance Henriksen)
    *  Tarzan  (jovem) - (Alex D. Linz)
    *  Terk - (Rosie O'Donnell)
   
Dubalgem Brasileira
    * Tarzan (adulto) - (Eduardo Moscovis)
    * Tarzan (criança)  - (Marcus Jr.)
    * Jane Porter  - Miriam Ficher
    * Kala  - (Suely Franco)
    * Sr. Clayton  - (Dário de Castro)
    * Prof. Porter  - (José Santa Cruz)
    * Kerchak  - (Leonardo José)
    * Terk - (Marya Bravo)

Premiações: Oscar de Melhor Canção Original (You'll Be In My Heart); Globo de Ouro de Melhor Canção Original (You'll Be In My Heart); Grammy de Melhor Trilha Sonora.


Invasores! Muitos filmes Disney recebem "visitas" de personagens de produções anteriores. As de Tarzan são:

- Irmãozinho (Mulan) na cena em que objetos caem dos bolsos do Prof. Porter ao ser segurado de cabeça para baixo por um gorila.
- Madame Samovar e Zip (A Bela e a Fera) são vistos no acampamento antes da canção "Trashin the Camp".

 (Os créditos dessas imagens são do meu amigo Allan, que fez uma coleção de curiosidades como essas. As imagens de invasores nas próximas resenhas também devem ser creditadas à ele.)


Tarzan por mim: Umas das coisas que mais admiro nesse filme é a forma como é mostrado o amor entre Kala e Tarzan, o fato de serem diferentes não afeta em nada essa relação tão especial. Gosto do filme por inúmeras razões, mas essa é uma das principais.
Como fã de animações em todos os aspectos, não posso deixar de ressaltar a excelência do filme com relação aos gráficos e ao estudo sobre a anatomia dos macacos e do próprio Tarzan, é sem dúvida um trabalho excepcional!


Reveja esta cena: Uma das cenas que mais gosto no filme é a morte de Clayton. Achou fúnebre? Talvez... mas vamos ver isso pelo lado técnico, ok? O que me chamou atenção foi na verdade o modo como fazem o público entender a morte do personagem sem mostrá-la de fato. O contraste entre o Tarzan vindo ao chão, a lâmina do vilão que causa sua morte e o relâmpago mostrando a sombra de Clayton pendurado são colocadas de forma única, com encaixe perfeito dando dramaticidade à cena.
Bem... eu tentei explicar mas acho acho que só vendo mesmo pra entender...

Aqui a cena que eu tentei descrever....

Pra quem quiser conferir a trilha sonora de Tarzan visite o site filmes 2D Disney ou entre na comunidade CD's 2D Disney Download, tem muito material bom lá (e no site mais informações) vale muito a pena conferir!
Relação de músicas:
1. Dois Mundos
2. No Meu Coração Você Vai Sempre Estar (Suely Franco & Ed Motta)    
3. Grande Homem
4. Estragando o Acampamento
5. Estranhos como Eu
6. Dois Mundos (Reprise)
7. Estragando o Acampamento (N'Sync & Phil Collins)    
8. No Meu Coração Você Vai Sempre Estar (Single Version)    
9. Dois Mundos (Versão Pop) 
10. Um Lugar Maravilhoso
11. Se Mexe Como Um Macaco, Se Vê Como Um Homem
12. Os Gorilas
13. Uma Família
14. Dois Mundos (Final)
15. You’ll be In My Heart

Confiram também o trailer do filme!



Gostou da postagem? Ou odiou? Não me deixe no vácuo. Comente!